domingo, abril 11

O Pensador

Parei hoje a pensar na minha nobre e humilde função tão árduamente desempenhada. Função essa na qual vivo e durmo embebido; o pensar é em que trabalho.
Não que subjulgue todos os meus colegas desse imenso geóide azul, não é isso. É mais que minha função na contemporâneidade ficou gasta. Meus semelhantes querem comer, beber, dançar e morrer, mas já se esquecem da nobre função humana tão bem expressa por Rodin. “Para pensar, temos as máquinas.”, é o que concluem os mais espertos - os outros já se abstiveram de pensar até nas mínimas coisas. Assistem as notícias para terem assunto no dia seguinte e vivem seguindo o fluxo da multidão.
Aqui no meu rarefeito grupo - sendo eu ao menos o pior deles - , concluo então minha nobre função entre os sábios da ignorância. Já que não expressam mais seus pensamentos e da racionalidade se quedam às margens: Tradutor de burros, é isso o que sou.

Um comentário:

Aleks disse...

"Sei que nada sei". Vc se incluiu em um contexto e se fez isso é pq acredita em algum motivo que a faz se inserir no assunto. Portanto, livre-se da ruminação filosófica e produza teses, se possível suscetíveis a questionamentos mas que nunca te faça abdicar da certeza de seu pensamento, e ajude a máquina filosófica, que é movida pelas indagações, girar.

=D